> A HISTÓRIA DESTE BLOG

21:25 omundonoar

No início dos Anos 2000 surgiram os primeiros blogs, que na verdade eram uma boa alternativa para aqueles que, sem muito espaço na imprensa tradicional, tivessem a oportunidade de cativar um público próprio e consequentemente novos leitores, de uma maneira rápida e com relativa facilidade técnica.


(Melhores da Semana - Blogspot)

Por aqui, os blogs ganham força por volta 2002, com o lançamento de plataformas e mecanismos voltados para postagens diárias, mais amigáveis e sem tandos códigos ou formatações complicadas.

Minha estreia foi no "Cenário Mundial", blog do amigo Thiago Varela lançado no início de Setembro/2002. Por conta da afinidade de ideias e estilo de narrativa, eu e o Varela firmamos uma parceria bem produtiva, e publicamos por um bom tempo nossa visão dos fatos do cotidiano.

Quando chegou a hora do voo solo lancei "O Mundo no Ar" no início de Março/2003. Era praticamente do mesmo jeitão do "Cenário" - porém sob meu total comando, responsabilidade técnica e conteúdo.


Vários blogueiros deram uma força nesta fase e um impulso ao blog, já que naquela época fazíamos parte de uma pequena tribo de pioneiros. A produção no blog foi intensa, diária e quase frenética nos primeiros anos de existência. Mas, como tudo na vida, aconteceu o momento de parar para uma boa reflexão.

O Nome

O nome do blog foi uma singela referência a um programa da extinta TV Manchete-SP. Era uma paródia de um telejornal, mas com grande apuro técnico, um espírito crítico cativante e bem humorado. Sob o comando da produtora 'Olhar Eletrônico'O Mundo no Ar estreou na Manchete em Novembro/1986 e durou apenas quatro edições. Mesmo efêmero, a produção conquistou dois prêmios no 5º Festival VideoBrasil: do júri e o grande prêmio popular.

(Abertura do Programa, via 'Olhar Eletrônico' - 1986)

O Primeiro Retorno

Confesso que existiu um ensaio de retorno em 2014. Porém, ainda não era o momento. Outras plataformas ganhavam força pelo advento das Redes Sociais. Então, fui adiando o retorno até este momento.

*Nota: claro que este blog não tem a mínima pretensão de ser o que foi há quase 20 anos. Trata-se tão somente de uma retomada e ajuntamento de ideias soltas por aí.

Desde já, grato por chegar até aqui. Aproveite a viagem.

Abraços, Ivan.

São Paulo, 05 de Julho, 2020 às 01:44

(Programa "O Mundo no Ar" - 09/11/1986)

PS. I: Os arquivos originas da primeira versão do "O Mundo no Ar" foram devidamente salvos e arquivados. Nenhum bit ou byte foi ferido ou perdido durante toda esta trajetória :-)

contato/email: omundonoarblog@gmail.com
Postagem mais recente Página inicial